Delícias ‘Portus Cale’ # 003

Pintura em Portugal # A

– Acácio Lino – 
25 de Fevereiro de 1878 Travanca, Amarante – 18 de Abril de 1956, Porto

https://www.facebook.com/casamuseu.acaciolino

Estudou na Escola de Belas-Artes do Porto e pintura terminando a sua formação com distinção, onde foi discípulo do pintor Marques de Oliveira, nos cursos de escultura, arquitectura, desenho e pintura terminando a sua formação com distinção. Em seguida estagia em França (com Jean-Paul Laurens e Carmon), Itália e Suíça. Depois do falecimento do escultor Teixeira Lopes, ocupa o seu lugar na Escola de Belas-Artes do Porto. Está representado no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, Museu Grão Vasco em Viseu e o Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha. Foi um dos responsáveis pela decoração do Teatro Nacional S. João no Porto.

Minhota a sombra,Palácio do Correio Velho,LisboaImagem retirada de http://www.artvalue.com/default.aspx?ID=38 All rights reserved © Artvalue.com

Literatura em Portugal # A

– António Alves Redol – 

Vila Franca de Xira, 29 de Dezembro de 1911 – Lisboa, 29 de Novembro de 1969 

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/AlvesRedol/BiogARedol.pdf
http://www.alvesredol.com/obra.htm

Espírito curioso, atrás do balcão da loja de seu pai tem oportunidade de se aperceber do mundo dos gaibéus, dos camponeses e dos pescadores da sua região. Com apenas 15 anos lança as suas impressões num artigo que é publicado na “Vida Ribatejana”, semanário da localidade. Há quem o considere o exponente máximo do movimento que defendia, e foi sem dúvida alguma, um dos maiores autores da literatura portuguesa. Um homem de Vila Franca de Xira, do Ribatejo, mas sobretudo, um atento e consciente cidadão do mundo.

“Constantino Cara-Linda era um rapaz de doze anos que vivia no Freixial. Constantino, uma criança como tantas outras preferia brincar do que ir à  escola ou mesmo ajudar a guardar o rebanho. Os pássaros eram a sua distração e alegria, porque também ele sonhava em voar e viajar até outras paragens, quem sabe até Lisboa. E como o sonho comanda a vida e com Constantino, não havia de ser diferente, este constrói um bote feito de canas que o levará rumo aos seus sonhos.Enquanto lá não chega, guarda o seu barco no estaleiro do seu coração.  

Alves Redol, ‘Constantino Guardador de Vacas e de Sonhos’

(“Constantine Cara Linda was a boy of twelve who lived in Freixial. Constantine, a child like many others would rather play than go to school or even help to guard the flock. The birds were his distraction and joy because, he too dreamed about flying and travel to other places, maybe even Lisbon. And as dreams command life and Constantine, he was not different, he builds a boat made ​​of reeds that will take him towards his dreams. While it doesn’t there, he stores his boat in the shipyard of his heart. ” Alves Redol, ‘Constantine, Keeper of Cows and Dreams’)

Música em Portugal # A

 – André Sardet – 
Natural de Coimbra, 8 de Janeiro de 1976

André Sardet – Adivinha o Quanto eu Gosto de Ti (Guess how much I love you?)

(I like you from here to the moon…I like you, from the moon here…I like you, just because I like…and it’s so good to live like that …)

Anúncios

1 thought on “Delícias ‘Portus Cale’ # 003

  1. Pingback: Delícias ‘Portus Cale’ # 009 | Fonte de Inspiração

Gostamos de ouvir de você.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s