Delícias ‘Portus Cale’ # 005

Pintura em Portugal # A

– Aurélia de SousaFicheiro:Self-portrait (Aurelia de Sousa).jpg
13 de Junho de 1866 —  26 de Maio de 1922
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aur%C3%A9lia_de_Sousa

Notável pintora dos séculos XIX e XX. Nascida no Chile, percorreu vários países da Europa. Foi discípula de Caetano da Costa Lima e de Marques de Oliveira no Porto e de Jean-Paul Laurens e Benjamin Constant, em Paris. Distinguiu-se pelo vigor e liberdade temática do seu processo pictórico.

‘Adormecida’ Óleo sobre tela, colada sobre cartão Assinado Dim.: 31 x 23 cm.
oil on canvas.

Literatura em Portugal # A

Ana Hatherley 
Nasceu a 8 de Maio de 1929, Porto
http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=12

Poeta de vanguarda e membro destacado do grupo da Poesia Experimental Portuguesa. Em 1958 dá início à sua carreira literária e tem atualmente uma extensa obra poética que já foi traduzida nas principais línguas europeias e incluída em numerosas antologias internacionais. Dedicou-se também à investigação e divulgação da cultura portuguesa do período barroco, tendo publicado numerosos estudos sobre essa matéria e fundada a revista Claro-Escuro. Doutorada pela Universidade da Califórnia em Berkeley, é atualmente Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa onde fundou e dirige o Instituto de Estudos Portugueses. Tem uma vasta produção nas áreas das artes visuais, pintura, desenho e cinema. O início da sua carreira artística data da década de 1960, tendo exposto os seus trabalhos, pela primeira vez, em 1967.

AS LÁGRIMAS DO POETA

Um poeta barroco disse:
As palavras são
As línguas dos olhos
Mas o que é um poema
Senão
Um telescópio do desejo
Fixado pela língua?
O voo sinuoso das aves
As altas ondas do mar
A calmaria do vento:
Tudo
Tudo cabe dentro das palavras
E o poeta que vê
Chora lágrimas de tinta

Ana Hatherly, in O Pavão Negro, 2003

(The Poet’s Tears-One baroque poet said: The words are the eyes’ tongues but what is a poem if not a telescope of desire focused by language? The sinuous flight of the birds the tall waves of the sea the lull of the wind: Everything … Everything fits into words and the poet who sees weeps tears of ink)

Música em Portugal # A

– Amor Electro- 
Banda Portuguesa formada em 2010, Marisa Liz (voz), Tiago Pais Dias, Ricardo Vasconcelos, Rui Rechena, Lito Pedreira (bateria).
https://www.facebook.com/AmorElectroPT

Os Amor Electro são a banda revelação de maior sucesso em 2011. O álbum “Cai o Carmo e a Trindade” foi disco de Platina, tendo permanecido 7 semanas em número 1. Foram distinguidos com 2 Globos de Ouro (Melhor Banda e Melhor Música, com “A Máquina”) e na sua curta carreira já contam com uma série de participações em alguns dos mais importantes festivais do panorama musical português. Os músicos, Tiago Pais Dias (multi-instrumentista da banda), Ricardo Vasconcelos (teclas) e Rui Rechena (baixo), estendem o tapete vermelho para aquela que, segundo alguns “opinion-makers”, é uma das mais prestigiadas e consideradas intérpretes da nova geração: Marisa Liz.
Em Amor Electro, sentem-se influências de algumas bandas internacionais. No entanto todas as canções são cantadas na língua de Camões, com uma sonoridade “electrizante” e ao mesmo tempo portuguesa. Algumas das canções foram compostas por músicos convidados. Em toda a história da música portuguesa sempre existiu o enigma de a Pop ser na realidade um estilo musical “anglo-saxónico” e, neste caso, chamarmos-lhe “Pop Portuguesa” poderia ser, de certa forma, um pouco contraditório.

 A Máquina (acordou) 

Anúncios

One thought on “Delícias ‘Portus Cale’ # 005

  1. Pingback: Delícias ‘Portus Cale’ # 009 | Fonte de Inspiração

Gostamos de ouvir de você.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s